terça-feira, 24 de julho de 2012

Bicicleta elétrica


Bicicleta elétrica


Bicicleta elétrica (também E-Bicicletabicicleta híbrida ou ainda - do inglês - E-Bike ou eBike) é uma bicicleta que é movida parcialmente ou completamente com assistência de um motor elétrico, alimentado por baterias recarregáveis. Com velocidades que chegam a cerca de 25 km/h, a autonomia da maioria das bicicletas elétricas pode chegar de 30 km a 40 km.
Neste contexto, um pedelec (inglês: Pedal Electric Cycles) é uma bicicleta elétrica que - através de sensores - sustenta o esforço do ciclista somente quando este esteja pedalando. No mercado existem também versões eletrificadas de motonetas (E-Scooter) e ciclomotores (cicloelétricos).
O uso da bicicleta elétrica tem experimentado um crescimento rápido desde da década de 1990. Em 2010, cerca de 700 mil bikes eletrificadas foram vendidas na Europa. Na China cerca de 120 milhões bicicletas elétricas circularam em 2010 pelas estradas. No Brasil a indústria relacionada está se formando e já existem alguns modelos disponíveis no mercado.

Legislação


Na União Europeia

Na União Europeia, a Directiva 2002/24 relativa à homologação dos veículos a motor de duas ou três rodas excluiu "ciclos com pedalagem assistida equipados de motor eléctrico auxiliar com uma potência nominal máxima contínua de 0,25 kW, cuja alimentação seja reduzida progressivamente e finalmente interrompida quando a velocidade do veículo atinja 25 km/h, ou antes, se o ciclista deixar de pedalar". Tal bicicletas elétricas não estão sujeitos à registo, tributação, carta de condução e seguro obrigatório e são tratadas como bicicletas comuns.

No Brasil

No Brasil, as bicicletas elétricas atualmente estão classificadas como motoneta sob resolução 315 (maio de 2009) do Conselho Nacional de Trânsito(CONTRAN), precisam ser licenciadas e só podem ser conduzidas por quem tem carteira de habilitação. Há esforços, entre outros da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, que a norma seja mudada para considerar as características específicas das bicicletas elétricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário